Atualização em janeiro/2024: revisado com as regras para 2024
Para calcular FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) preencha os dados abaixo e clique em “Calcular”. Você obterá o saldo e um extrato simulado. Entenda o cálculo.
Um dos direitos trabalhistas mais conhecidos é o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ele é muito citado na hora de financiar imóveis e em rescisões trabalhistas.
O FGTS é uma conta aberta em seu nome e mantida pela Caixa Econômica Federal. Seu empregador faz depósitos nela, e o saldo é corrigido com juros. No entanto, somente em algumas ocasiões especiais você ganha direito a sacar esse saldo. Normalmente, o Governo Federal usa o dinheiro depositado no FGTS para financiar obras de infraestrutura como rodovias, ferrovias, portos, obras de energia e saneamento.
A partir de 5/10/1988, todos os trabalhadores que usam a CLT têm direito ao FGTS. Antes disso, e desde a sua criação em 1967, a adesão ao FGTS era opcional. Além dos trabalhadores de CLT, têm direito ao FGTS:
Quem deposita na conta de FGTS é o empregador. Esse depósito é uma obrigação financeira do empregador, ou seja, não pode ser descontado do salário.
O valor do depósito corresponde a 8% do salário do empregado (2% no caso de menores aprendizes). Essa fração incide sobre:
O empregador precisa fazer o depósito até o dia 7 do mês seguinte ao trabalhado. Se houver atraso, ele paga multa de 5% no mesmo mês e 10% nos meses seguintes.
O saldo do FGTS é corrigido a uma taxa de 3% ao ano (aproximadamente 0,25% ao mês). É pouco, considerando que mesmo a poupança rende 0,5% ao mês, mais taxa referencial. Outras taxas de atualização já foram usadas (4, 5 e 6%), mas só estão disponíveis para trabalhadores optantes pelo FGTS até 1971.
As atualizações ocorrem mensalmente, e aparecem no extrato de FGTS como JAM (Juros e Atualização Monetária).
Você pode estimar o saldo de FGTS na nossa calculadora de FGTS. Lá você pode inclusive verificar o saldo corrigido pelos índices de JAM passados.
Como dito anteriormente, o saldo de FGTS só pode ser sacado pelo trabalhador em ocasiões especiais. Algumas delas são:
Resumindo, o FGTS pode ser sacado em situações de dificuldade (demissão inesperada, doenças graves) ou para aquisição de casa própria.
O FGTS é um benefício ao qual você deve estar atento. Embora ele passe boa parte de nossas vidas longe da vista, é um montante que pode chegar a um valor relevante.
Para saber quanto você tem de saldo de FGTS, você deve consultar o site do FGTS. Para saber como consultar o site, não deixe de conferir nosso artigo que dá instruções passo-a-passo para consultar o FGTS.
Será que você não tem FGTS inativo? Nós fizemos um artigo especial que conta tudo sobre o FGTS inativo: quem tem direito, como consultar e como sacar.
E se você recebeu ou vai receber FGTS, descubra como usar seu FGTS da maneira mais inteligente possível.
Atenção: essa calculadora pode demonstrar dados incorretos. Embora seja perfeitamente utilizável para simular cálculos trabalhistas, ela não busca substituir o trabalho feito por um profissional da área. A Calculadora Fácil não clama ser uma ferramenta para cálculos com validade legal.