Nós já falamos aqui no Calculadora Fácil sobre os dois sistemas de financiamento mais comuns. Se você ainda não leu, vale a pena dar uma olhada no Financiamento Price e Financiamento SAC.
Neste artigo, vamos explorar melhor as características dos dois sistemas de financiamento.
A primeira diferença entre o sistema SAC e a tabela Price é em relação ao valor da parcela. No sistema Price, o valor da parcela é constante durante todo o período do financiamento, enquanto que no sistema SAC, as parcelas começam mais caras (mais caras até que no Price) e reduzem até o final do financiamento. O gráfico abaixo mostra essa relação.
Note que no início do financiamento (à esquerda), o valor da parcela do sistema SAC é mais alta até que do Price. No fim do financiamento (à direita), o preço da parcela SAC é bem mais baixa. A parcela do sistema Price se mantém a mesma durante todo o financiamento.
A segunda diferença notável é a amortização mensal. No sistema SAC, a amortização é constante, enquanto que no sistema Price, o nível de amortização aumenta de forma exponencial, mês a mês. O gráfico abaixo demonstra essa dinâmica:
Isso implica diretamente na progressão do saldo devedor. Como no sistema SAC a amortização é constante, o saldo devedor é reduzido constantemente. Já no sistema Price, o saldo devedor cai pouco no início, e mais no final. Quando exposto em gráfico, o saldo devedor do sistema SAC aparece como uma linha reta, caindo linearmente conforme passa o tempo. Já o sistema Price aparece como uma linha abaulada, curvada para cima, mostrando que o saldo devedor demora para ser liquidado.
Agora que você já conhece a mecânica de dos sistema SAC e tabela Price, você deve estar se perguntando: qual é o melhor sistema?
A resposta é: depende.
O sistema SAC, que é utilizado normalmente em financiamento de imóveis, começa com parcelas altas, mas vai diminuindo até o final do financiamento. Ele é interessante em situações onde não se espera grande aumento de renda durante o período do financiamento. Uma vez que a inflação tende a corroer a renda, a diminuição da parcela acaba compensando esse efeito.
Já o sistema Price é utilizado para financiamentos de bens de consumo, como automóveis, empréstimos e crediários em geral. Como o valor das parcelas nesse financiamento é sempre o mesmo, é fácil fazer um orçamento mensal sem contas complicadas. Nesse sistema, as parcelas são menores no começo do financiamento do que no sistema SAC.
No entanto, se paga mais juros no sistema Price do que no sistema SAC. O quanto se paga a mais depende da quantidade de parcelas e da taxa de juros, mas independente disso, sempre se paga a mais no Price. O gráfico mostra comparativamente a quantidade de juros que se paga com o sistema SAC e a tabela Price em diferentes configurações de financiamento.
Esperamos que você tenha aproveitado esse artigo! Para facilitar ainda mais sua vida, você não precisa se debruçar em cima de papel e planilhas para fazer cálculos de financiamento. Visite nosso Simulador de Financiamento de Imóveis, onde você pode testar financiamentos usando os dois sistemas. Elas incluem um modo avançado de cálculo, com parâmetros específicos desse tipo de financiamento. Você vai descobrir que financiamentos Price nem sempre têm as parcelas constantes!